terça-feira, 9 de janeiro de 2018

janeiro - NA BIBLIOTECA ESCOLAR


Janeiro marca o arranque da segunda edição de “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?” - uma eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior. Às crianças e jovens será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje. A iniciativa abrange alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.
Decorre até ao dia 22 de janeiro o recenseamento das escolas (já feito) e a apresentação de candidaturas em que os alunos indicam o livro que candidatam à eleição através do preenchimento formulário.
No dia 25 de janeiro realizar-se-á o Concurso Nacional de Leitura para os alunos do 1.º Ciclo – 3.º e 4.º anos. Nesta fase, os alunos respondem a um teste com 20 perguntas de escolha múltipla e uma de desenvolvimento que avalia o seu conhecimento sobre o livro “O vento bateu à porta”. Para os alunos do 2.º ciclo a obra em estudo é “A Floresta” e para o 3.º ciclo é “O meu pé de laranja lima”. Nesta fase serão selecionados dois alunos em cada ciclo para representarem o agrupamento na fase distrital.
Está a decorrer um desafio que envolve alunos e famílias “Vamos fazer um livro?” que é uma nova modalidade da atividade “Mala das histórias”, para que as histórias tradicionais não caiam no esquecimento e continuem a desempenhar a sua função educativa e de união entre as gerações. Neste mês, decorre a 1ª ETAPA em que os alunos e famílias escolhem e escrevem uma história tradicional e inicia-se a 2ª ETAPA em que na Biblioteca os alunos fazem a revisão do texto, a paginação e a impressão com a professora bibliotecária e restante equipa.
Em janeiro, também está prevista a realização da primeira fase do Concurso “Património Cultural, nisto sou mesmo bestial” onde serão selecionados os dois alunos que em cada turma de 3.º e 4.º anos mostrarem maiores conhecimentos sobre património local e nacional. Sugere-se a leitura dos livros “Sátão, retratos da nossa história” e "O vento bateu à porta".
Será feita a entrega de prémios e certificados - 1.º período – aos alunos que participaram na atividade “Os pontos da LEITURA – Melhor Leitor” entregando as fichas de leitura e no Clube dos Amigos da Biblioteca.
Continuam, também, a decorrer os passatempos mensais Palavras Estrambólicas e (na EB1 de Sátão porque recebe a revista Visão Júnior) TransFORMA-TE em reviSTAR
O autor em destaque é Luísa Dacosta.
E porque o dia 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto daremos destaque a uma personalidade portuguesa considerada Um Justo Entre as Nações com Cinema na biblioteca “Aristides Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus” em articulação com as aulas de EMRC. Na hora do conto, para além da leitura de livros do autor em destaque, será lido “Aristides, o Semeador de Estrelas” com a promoção de um maior conhecimento histórico e de valores junto dos mais pequenos. Na biblioteca estará patente a exposição bibliográfica “Ler+, ver+ e ouvir+ o Holocausto” e será disponibilizado um Boletim bibliográfico e Bookmarks

Sem comentários:

Enviar um comentário